CONHEÇA OS ESPETÁCULOS QUE FARÃO PARTE DA MOSTRA NACIONAL DO 13º FESTEL - FESTIVAL DE TEATRO DE LIMOEIRO

O Festival acontecerá de 15 a 23 de Novembro de 2013, as apresentações da Mostra Nacional Paralela acontecerão nos final de semana.

O Festival de Teatro de Limoeiro – 13º FESTEL, que tem início no Dia 15 de Novembro (Sexta-Feira), traz um sua programação espetáculos produzidos por companhias e grupos teatrais, tanto do nosso estado, como de outros países. Em sua 13º edição o FESTEL, tem como novidade a Mostra Nacional de Espetáculos, que tem como objetivo apresentar ao público que prestigia o evento, peças que possuem qualidade em seu acabamento e que estão no cenário teatral.
 O CONSCIENTE COLETIVO 
 (Cia. Vana Va Ndlelene – Moçambique) 
“A Mostra Nacional, é o caminho para despertar ainda mais no público o gosto pelo teatro, pela arte do fazer teatral. Nosso festival é feito por estudantes e para os estudantes, de Limoeiro e região. Procuramos com o FESTEL incentivar a formação de novas plateias, uma plateia crítica, participativa, popular e que saiba valorizar os produtos produzidos em nossa cidade, não só produzido pelo teatro, mas por todos os segmentos culturais do município. A Mostra Nacional Paralela, no entanto, vem contribuir neste sentido, ela vem dar aos estudantes que estão participando da Mostra Competitiva, e as escolas e instituições que estão produzindo e apostando nestes projetos, motivos para dar ainda mais apoio a estas ações que surgem dentro dos centros educacionais, ao tempo que traz para os palcos de Limoeiro, espetáculos com renome no cenário teatral local, proporcionando ao público “o degustar” de cada um dos espetáculos que serão apresentados.” Comenta o Diretor Artístico da Lionarte e Coordenador Geral do FESTEL, Radaméis Moura.

       Como previa o regulamento, poderiam ser selecionados até 10 espetáculos, entre apresentações de palco, apresentações de rua, espetáculos Adultos e para Infâcia e Juventude, para compor a Mostra Nacional do festival. Entre as inúmeras inscrições recebidas, de todo Brasil e até do Exterior, a comissão de seleção do 13º FESTEL, classificou 8 projetos que se apresentarão no evento. Sendo eles:

UM MOLIÈRE IMAGINÁRIO – (Escola de Referência em Ensino Austro Costa / Centro de Criação Galpão das Artes – Limoeiro/PE)
A PRINCESA E O RIO DAS CAPIVARAS – (Companhia de Eventos Lionarte – Limoeiro/PE)
...É DE NÓS E DO MUNDO INTEIRO! – (Grupo Osicran de Teatro – Igarassu/PE)
A FILHA DO TEATRO – (Cênicas Cia. de Repertório – Recife/PE)
O CONSCIENTE COLETIVO – (Cia. Vana Va Ndlelene – Moçambique)
O REI LEAR NO MEU QUINTAL – (Pareia Produções Artísticas – Recife/PE)
ROMEU E JULIETA – IGUAL AO OUTRO SÓ QUE DIFERENTE – (Teatro de Retalho – Arcoverde/PE)
FAUSTINO – UM FAUSTO NORDESTINO – (Grupo Cena Teatro – Lajedo/PE)

Os espetáculos citados vêm de diversas localidades do Estado e também do Exterior, com a participação da Companhia Vana Va Ndlelene, de Moçambique – África do Sul. Os espetáculos serão apresentados nos finais de semana (Dias 15/16/17/23 – respectivamente – Sexta-Feira, Sábado, Domingo e Sábado) em espaços como o Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça, o Espaço Cultural Lionarte, a Praça da Bandeira e a Câmara de Vereadores de Limoeiro.
Neste edição do Festival de Teatro de Limoeiro, a homenageada é a arte-educadora Maria Inêz Duarte, uma das Limoeireses que muito fez por nossa Educação e Cultura, e que foi de fundamental importância a 25 anos atrás, no surgimento do movimento teatral de Limoeiro, e consequentemente em nossa região, com a criação da Cia. de Eventos Lionarte, em nossa cidade.
Todas as informações sobre a realização do 13º FESTEL, podem ser encontradas na página oficial do festival www.festellionarte.blogspot
Aguardamos você nesta festa de celebração do Teatro em Limoeiro, a cidade Princesa do Capibaribe.

por Luiz Pereira Neto