CONHEÇA MAIS SOBRE A NOSSA HOMENAGEADA - MARIA INEZ DUARTE DE MELO


Nascida na cidade Princesa do Capibaribe, em 18 de Novembro de 1945, é filha de Izaura Duarte de Melo e Antônio Correia de Melo. Em sua carreira estudantil, Inez Duarte, como é conhecida, reúne uma privilegiada formação acadêmica. 
Em 1963, cursava Magistério pelo Colégio Regina Coeli, ainda no mesmo ano ela Cursou o Técnico de Contabilidade, que cursava na então Escola Técnica de Contabilidade Nossa Senhora de Fátima. Em 1969, frequentou o Curso de Suficiência em Geografia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco.
Na década seguinte, Inez Duarte se aprimoraria ainda mais no cenário educacional, em 1972 era uma das alunas do Curso Adicional do Magistério, na área de Comunicação e Expressão pelo Instituto de Educação de Pernambuco – IEP, e em 1975 cursou Licenciatura em Estudos Sociais pela Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata da FESP. Em Dezembro de 1977, cursou Licenciatura Plena em Moral e Cívica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRP, sendo a laureada da turma, graciada com o Prêmio Universitário Banorte e um outro Prêmio concedido pela própria Universidade.
No ano de 1981 fez o Curso de Pedagogia, com habilitação Escolar, pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – FACHO. Em 1987 foi Bacharel em Direito pela UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco, estando inscrita na OAB/PE sob o número 12.001.
Na vida Profissional, sempre foi dedica ao cenário Educacional. Seu primeiro emprego foi como Professora Municipal de Limoeiro no período entre 1964 e 1965. Foi professora de 1º a 4º série no Ginásio de Limoeiro, aprovada através de concurso público. De 1964 a 1969.
De 1970 a 1973 era Professora primária na Escola Mínima Araça, em Camaragibe. Na Escola Maria Matos, no Distrito do Cedro em nosso Munícipio, foi exercer a função de mestre de 1974 a 1977. Foi também professora das turmas de 5º a 8º serie, durante os anos de 1976 a 1980, na Escola Sebastião de Vasconcelos Galvão.
Na Escola Dom Agostinho Ikas, foi professora de História das turmas do Ensino Médio, nos anos de 1978 e 1979.
Participou da Gestão Municipal de Limoeiro, durante vários anos. Foi Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Limoeiro de 1978 a 1988. Foi Vereadora de 1989 a 1992. Foi Coordenadora de Endemias do Munícipio de 1999 a 2000. Foi Secretária de Cultura de Limoeiro nos anos de 2000 a 2004.
No segmento Artístico Cultural, Maria Inez Duarte participou em 1987 do Encontro Cultural de Pernambuco, realizado na cidade do Recife, numa parceria entre Governo Federal e Estadual.
No ano seguinte, como Secretária Municipal, acumulando as pastas de Educação, Cultura e Esporte, promoveu a realização de uma Oficina direcionada as jovens estudantes das Escolas públicas de Limoeiro.  A Oficina que ganhou o nome de Vamos Brincar de Fazer Teatro, contava com aulas de História do Teatro, Expressão Corporal e Vocal, Dança, Interpretação e Improvisação, entre outros. A conclusão de todo esse processo de estudo que perdurou cerca de 6 meses, sob a coordenação do então professor Fábio André, teve como resultado uma prova pública, onde se montou a peça “LIBERDADE’, de Autoria de Inaldete Pinheiro de Andrade, que fazia parte do Movimento Negro Unificado de Pernambuco. A encenação era incrementada com fragmentos poéticos de Solano Trindade e outros poetas que defendiam o direito do negro.
Sob a supervisão geral da Secretária Inez Duarte, a encenação aconteceu no Auditório Dom Bosco no Colégio Regina Coeli, durante três dias, com uma frequência expressiva do publicou que lotou o espaço.
Contudo a ação comprova que a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Limoeiro, durante a gestão de Inez Duarte foi responsável pela implementação da prática Teatral em Limoeiro, e pelo surgimento do movimento teatral de Limoeiro e Região. A partir da Oficina Vamos Brincar de Fazer Teatro, um grupo de jovens que participou de todo o processo, após a estreia do espetáculo “LIBERDADE”, decidiram se reunir e criar uma grupo de teatro.
Foi então quando em 22 de Setembro de 1987, os jovens Fábio André, Ednaldo dos Santos, Radaméis Moura, Alyne de Almeida, Maria das Dores, Eneida Rocha, Mônica Lúcia, Paulo Neto, Maria do Carmo Melo, Jadenilson Gomes, Solange Vidal, Rosângela Maria, Rita de Cássia, Maria do Carmo da Silva, Otávio Francisco, Ivan Correia, Antônia Calumby, Maria Bernadete, Maria Luzinete, Maurício de Souza, João Batista e Rosângela Costa, assinaram pela primeira vez a ata que fundava a Companhia de Eventos Lionarte, um grupo comprometido com o fazer teatral, e de importante ação e referência para a cena teatral do interior Pernambuco até hoje. Após 26 anos a companhia permanece com a mesma força e com os pensamentos renovados, e tem entre suas ações a realização da Oficina Vamos Brincar de Fazer Teatro, senda ela a principal forma de alguém ingressar na companhia.
No entanto Inez Duarte, sempre aprovou e incentivou os grupos de teatro. Em parceria com o Governo do Estado, ela realizou por 3 vezes em Limoeiro, semanas de estudos sobre o Teatro para estudantes, com especialidades em Maquiagem, dança, Expressão Corporal, Interpretação, Cenário, entre outros, numa ação do governo do estado conhecida como Circuito Pernambucano de Artes Cênicas.
                Em 2001 participou do 1º Seminário de Artes Cênicas – Século XXI, promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da sua Secretaria de Educação e Cultura.
Nos dias atuais, Maria Inês Duarte de Melo, é aposentada como Professora Estadual por tempo de serviço em 1990 e aposentada como Funcionária municipal por Idade em 2006, e apresenta um programa de Rádio cultural FM, e sempre que pode tenta contribuir para o movimento Educacional e Teatral da cidade.