CONHEÇA GEYSON LUIZ, O HOMENAGEADO DO 21ª FESTIVAL DE TEATRO DE LIMOEIRO

por Luiz Pereira Neto

O FESTEL, tem uma história de 25 anos de existência, dos quais, 04 edições foram realizadas apenas com a realização de Oficinas de Formação Teatral, pois, o único espaço público do município de Limoeiro, para o escoamento da produção cultural e local, bem como para a realização do FESTEL, a então Rádio Difusora de Limoeiro, estava fechada e seu auditório não poderia ser utilizado. Assim, desta feita, em 2024, a Cia. de Eventos Lionarte celebra 21 edições de Festival de Teatro de Limoeiro, sendo realizadas com a presença de espetáculos oriundo de diversas localidades, do estado, do país e até mesmo internacional.

Desde a sua criação, o festival, sempre busca homenagear um nome, que dentro do cenário cultural Limoeirense ou regional, contribui para o fortalecimento do movimento cultural, bem como também, para com a história do próprio grupo.


Em 2024, a 21ª edição do FESTEL – FESTIVAL DE TEATRO DE LIMOEIRO, presta homenagem ao ator, dançarino e palhaço, revelado nos palcos do FESTEL e ex-integrante da Companhia de Eventos Lionarte, Geyson Luiz, um artista multifacetado, nascido em Limoeiro (PE) e radicado em João Pessoa (PB).

Sua trajetória artística se iniciou na infância, com a participação em brincadeiras populares como o cavalo-marinho e o caboclo de lança. Aos 7 anos, estreou no teatro, participando de diversas peças que o levaram a festivais e premiações, iniciando uma jornada que o levaria a diversos palcos, telas e sets de filmagem. Ao longo do tempo estudou teatro, música e dança em diversas instituições, incluindo intercâmbios em outros estados, a exemplo do intercâmbio com o Grupo Ponto de Partida, em Minas Gerais, no ano de 2012, com a Companhia de Eventos Lionarte, por meio do Programa Cultural VIVO ENCENA. Atua em teatro, cinema, televisão e circo, demonstrando grande versatilidade e domínio de diversas linguagens artísticas.

Entre os prêmios e reconhecimento, está o de melhor ator no 16º FestArunda, por sua atuação no Curta-metragens “BOYZIN”, bem como também no início da carreira no teatro, recebeu o prêmio de ator revelação aos 7 anos, com o espetáculo “Dois Corações e Quatro Segredos” e aos 8 anos, o prêmio de melhor ator, como espetáculo “Baile do Menino Deus”, espetáculos produzidos pela Escola Municipal João Heráclio Duarte, de Limoeiro, e com Direção de Enéias de Lima, que participaram da Programação do FESTEL em meados dos anos de 2007 e 2008. E atualmente, está gravando a série "Cangaço Novo" para a Amazon Prime.

Sua atuação está ligada as linguagens do Teatro, participando de diversos espetáculos, desde clássicos até trabalhos autorais, a exemplo dos espetáculos “Quixotinadas- Cruzaventuras Sertanholas” e “A Princesa e o Rio das Capivaras” ambos trabalhos produzidos pela LIONARTE; no cinema atua em longas-metragens, curtas-metragens e videoclipes; na televisão participa em séries, como "Lama dos Dias", e no circo, tem uma experiência como palhaço em circos renomados, tendo estudado teatro e Circo da Instituição Centro Cultural Piollin, em João Pessoas/PB.

Geyson Luiz, foi aluno da rede municipal de ensino de Limoeiro, no agreste setentrional pernambucano, e se tornou um artista completo, com uma trajetória marcada pela paixão pelas artes cênicas e pela busca constante por novos desafios. Sendo reconhecido hoje pela crítica e pelo público por suas atuações, e assim, recebendo a homenagem do festival que foi responsável por revelá-lo aos palcos do Brasil e do mundo.